Destaque de Valores em Gráficos de Linha

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

HighlightLines1.PNG

Gráficos de linha são especialmente úteis para demonstrar valores ao longo do tempo, permitindo uma visão histórica e de tendência. Em alguns casos é possível que limites sejam estabelecidos, tanto para baixo quanto para cima. Por exemplo, em um comércio qualquer talvez se faça necessário destacar os períodos em que a rentabilidade da companhia fica abaixo do percentual desejado. Ou, em outras linhas de tomada de decisão, é possível que limites superiores sejam destacados quando um número é alcançado, tal como a taxa de mortalidade infantil.

Seja qual for o propósito do negócio, as linhas de um gráfico podem ser alteradas para contínuas, pontilhadas e tracejadas, inclusive com mudança de cor. Tudo isso baseado em uma ou mais condições, como apresentado no gráfico ao lado. O destaque das linhas pode se dar quando o valor do ponto ultrapassa os limites estabelecidos ou quando estiverem dentro de faixas de períodos estabelecidos pelo negócio. A alteração do formato das linhas bem como da cor com base em um critério de negócio ocorre nas propriedades da expressão usada para calcular o resultado de cada ponto. No entanto, nem todos os usuários e entusiastas de QlikView utilizam este recurso por desconhecerem os valores atribuídos aos parâmetros disponíveis.

Este artigo demonstrará como utilizar os atributos Cor de Fundo, Mostrar Valor e Estilo da Linha para promover o destaque da linha do gráfico permitindo que rapidamente o usuário esteja a par dos limites ultrapassados. No exemplo em questão são apresentadas as taxas de acidentes a cada 1.000 veículos sendo que ao ultrapassar o limite a linha é alterada para tracejada com alteração de cor e apresentação do valor numérico.

Este artigo é baseado na publicação de Roberto Oliveira, o qual agradecemos.

Para simular este exemplo basta carregar o fragmento de código a seguir. Um arquivo pronto para download também pode ser obtido no final do artigo. Carregue os dados a seguir a partir dos seguintes passos:

  1. Abra o QlikView Desktop e crie um novo projeto a partir do botão Novo ou a partir do menu Arquivo escolhendo a opção Novo.
  2. Cancele o assistente de carga de dados caso este seja exibido. Em seguida pressione as teclas CTRL + E para abrir o editor de scripts.
  3. Copie o fragmento de carga a seguir e cole logo abaixo das definições de variáveis presentes no script.
  4. Grave (salve) o projeto com o nome que desejar. Em seguida, clique no botão Recarga ou pressione CTRL + R.
DataSample:
LOAD * INLINE [
CrashDate, AvgAccidents 
jan 2013,	26,2
fev 2013,	22,9
mar 2013,	22,8
abr 2013,	25,1
mai 2013,	27,7
jun 2013,	27,0
jul 2013,	27,6
ago 2013,	28,1
set 2013,	27,4
out 2013,	27,2
nov 2013,	27,2
dez 2013,	30,2
jan 2014,	26,5
fev 2014,	23,4
mar 2014,	26,1
abr 2014,	25,2
mai 2014,	25,4
jun 2014,	24,0 ];

Criação do Gráfico de Linhas

LineCharts1.png

A criação do gráfico de linhas segue o processo padrão do QlikView com um clique com o botão da direita na área vazia do painel, escolhendo Novo Objeto de Pasta e em seguida Gráfico. Na primeira tela do assistente escolha o segundo tipo de gráfico, marcando então o gráfico de linhas. Nenhuma outra seleção precisa ser realizada nesta etapa que pode avançar para a janela seguinte acionando o botão Próximo. Quando a janela de Dimensões for exibida basta adicionar o campo CrashDate para a lista de dimensões utilizadas. É também oportuno alterar o Rótulo da dimensão para um texto mais adequado, talvez Mês do Acidente.

Após definir a dimensão avance para a lista de expressões com um clique no botão Próximo. Como fórmula basta indicar o campo AvgAccidents, como no seguinte exemplo. Note que não é necessário incluir uma função como SUM ou AVG uma vez que a massa de dados de exemplo só retorna um registro para cada data.

=AvgAccidents
LineStyle1.PNG

Retornando para a lista de dimensões, utilize as propriedades da expressão (segundo figura ao lado) para configurar os parâmetros que irão alterar a forma como a linha é exibida. No contexto, a linha será alterada para exibir um formato e cor diferentes quando a taxa de acidentes a cada 1.000 veículos ultrapassar 26.9. Para visualizar as propriedades da Expressão basta um clique no sinal de mais (+) ao lado do nome da expressão. Os valores válidos para o parâmetro Estilo da Linha são S1, S2, S3 e S4. Já para a propriedade de Cor de Fundo que promoverá a alteração da cor da linha poderá ser definido via função RGB, ARGB ou funções de cores, como Red(), Blue(), Green(), entre outras.

A terceira opção alterada na lista de propriedades da expressão será a exibição dos rótulos de cada ponto do gráfico quando o critério definido for alcançado. Isso se dá pela configuração do item Mostrar Valor que pode receber as funções True() ou False() como parâmetros. Alternativamente, este atributo também aceie valores numéricos como 1 para verdadeiro e 0 para falso. Configure os três atributos conforme a lista a seguir:

  • Estilo da Linha:
=IF(AvgAccidents >= 27, '<S3>')
  • Cor de Fundo:
=IF(AvgAccidents >= 27, LightRed(), QlikTechGray())
  • Mostrar Valor:
=IF(AvgAccidents >= 27, True())

Fechando o assistente de criação de gráficos será possível perceber a alteração da cor da linha, bem como o formato, sempre que a taxa de acidentes for maior ou igual a 27. Igualmente, os rótulos são exibidos apenas quando este critério é alcançado. Para aperfeiçoar as características visuais do gráfico, outras opções podem ser ajustadas como na sequencia abaixo:

  • Na guia Geral inclua um texto para o Título da Janela, tal como Taxa de Acidentes em Rodovias.
  • Na mesma guia, insira um texto para o parâmetro Mostrar Título no Gráfico. Por exemplo, Taxa calculada a cada 1.000 veículos.
  • Ainda na guia Geral, clique no botão Configurações do Título e ajuste o Alinhamento Horizontal para Esquerda.
  • Sem fechar a janela de Configuração do Título, clique no botão Fonte e ajuste o Tamanho para 10 com Estilo da Fonte para Regular.
  • Na guia Dimensões configure o Rótulo para Mês do Acidente.
  • Na guia Expressões marque a opção Símbolo selecionando a configuração para Pontos.
  • Na guia Classificar, para o campo Accident Month desmarque a ordenação por texto e marque a opção Ordem da Carga para original.
Nota: A opção de classificação só se faz necessária devido a massa de dados de exemplo. Se o campo for uma data não será necessário alterar a ordenação padrão.
  • Avance até a guia Apresentação e confirme que as opções Espessura da Linha e Tamanho do Símbolo para 2 e 3, respectivamente.
  • Na guia Eixos marcar a opção Mostrar Grade e desmarcar a opção Forçar 0.
  • Avance até a guia Layout e configure a Largura da Borda para 0pt.
  • Na guia Título altere a Cor de Fundo do Título Ativo e Inativo para branco e desmarque os ícones especiais.

Após finalizar as configurações visuais o gráfico será semelhante ao apresentado no início deste artigo.



Funções Utilizadas

  • LightRed
  • True
  • If
  • QlikTechGray


Assuntos Relacionados


Download Disponível



Índice de Artigos | Página Principal