Utilizando Tabelas como Gráficos

De Qknow
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O QlikView 11 SR10 possui três tipos de elementos do tipo Tabela. A primeira delas é o objeto Tabela inserido pelo comando Novo Objeto de PastaTabela. Este elemento é simples e retrata basicamente linhas e colunas. Contudo, outros dois elementos são gráficos no mesmo formato com capacidades adicionais, inseridos pelo comando Novo Objeto de PastaGráficos. Neste artigo, o objeto do tipo Tabela Simples será utilizado para simular um gráfico do tipo barras nos moldes de um Bullet Chart. O exemplo a seguir demonstra o objeto a ser construído neste documento.

Bullet Chart 1.PNG

O bullet chart é destinado a apresentar o alcance de uma meta em percentual ou valores em escalas iguais. No exemplo acima, é possível inferir que existe uma meta a ser alcançada para cada país em determinado negócio, apresentando qual deles foi alcançado de acordo com a seta indicativa sobre cada barra. A variação das cores de cinza para verde auxiliam a visão do gestor de negócios a perceber qual dos países superou a meta determinada. O objetivo deste artigo é criar o gráfico acima a partir de um objeto do tipo tabela simples.

Criação do Bullet Chart

Esta seção descreve como criar um gráfico dentro de um objeto do tipo tabela simples. Para simular a criação deste elemento é possível utilizar o fragmento de código de script a seguir. Note que para cada país existe uma quantidade vendida representada pelo campo Sales, além de uma meta a ser alcançada gravada na coluna Target Portanto, para cada país existe um objetivo (alvo) de vendas e um total alcançado até então.

LOAD * INLINE [
Country, Sales, Target
USA, 1000, 1100
UK, 800, 1000
Germany, 800, 700
Japan, 1000, 1000];

Após criar um projeto novo e executar o script acima, use o botão da direita sobre a área vazia do painel e escolha o comando Novo Objeto de PastaGráfico. Apesar de constar como tabela simples, o QlikView agrupa este elemento dentro do conjunto de criação de gráficos. Na guia geral, escolha o objeto do tipo apropriado.


New Simple Table Chart 1.png


Após escolher o elemento correto, a partir da lista de dimensões adicione o campo Country e avance para a lista de expressões. Na definição da fórmula da expressão, inclua a instrução =Sum(Sales) / Sum(Target), que calculará o valor percentual das vendas sobre a meta estabelecida para cada país (Country). Copie e cole a expressão para dispor de duas expressões, uma para apresentação em forma de Marcador Linear e outra para apresentação dos valores percentuais.

  Dica: Utilize o botão da direita para copiar e colar a expressão, conforme figura a seguir.

Copy Expression 1.png


De volta a primeira expressão altere a propriedade Representação para Marcador Linear. Note que um botão é adicionado a interface com o texto Configuração do Mostrador. Acione o botão para configurar as demais propriedades visuais. Ajuste as propriedades de acordo com a seguinte lista:

  • No parâmetro Máximo altere o valor de 1.0 para 1.2. Essa opção indica o limite máximo que o elemento poderá exibir (120%).
  • Desmarque a opção Mostrar Escala para apresentar uma interface mais limpa.
  • Desmarque a caixa de seleção Largura Automática dos Segmentos.
  • Assinale a caixa de seleção do item Ocultar Contorno do Mostrador.
  • Nas Configurações dos Segmentos, altere a cor do Segment 1 para cinza claro.
  • No Segment 2, defina o Limite Inferior como 1.0 (um). Esse valor representa 100%. Ajuste as cores entre tons de cinza e verde.


Properties 1.PNG


Nas propriedades gerais da tabela simples, na lista de Expressões, assinale a opção Sem Totais para cada uma das duas fórmulas apresentadas. Em seguida, acesse a guia Apresentação e marque a opção Ocultar Linha de Cabeçalho. Já na guia Estilo desmarque as opções Bordas da Célula da Dimensão Vertical e Bordas da Célula da Expressão Vertical. Estes ajustes irão retirar os contornos das células e permitir uma visão mais próxima de um elemento do tipo gráfico de barras horizontais. Proceda ainda com os seguintes ajustes:

  • Na guia Apresentação, marque a opção Retorno do Texto da Célula.
  • Na guia Layout assegure-se de que a borda está configurada para zero na opção Largura da Borda.
  • Desmarque a opção Mostrar Título na guia Título.
  • Na guia Estilo configure a opção Transparência das Bordas da Célula para 100%.
  • Por fim, na guia Número configure a segunda expressão como Fixo com 1 Decimal e marque a opção Mostrar em Porcentagem (%).
  Dica: Para um melhor acabamento, redimensione o tamanho geral da tabela bem como o tamanho de cada uma das colunas. Apesar de não aparente, o QlikView permite
        que as colunas sejam redimensionadas quando o mouse é posicionado exatamente entre elas.


Calculando a Participação Percentual do Alvo (Target)

Além de exibir o percentual de alcance das metas de vendas para cada país, pode ser relevante exibir também quanto da meta é de responsabilidade de cada localidade. Por exemplo, se um determinado país tem como meta a venda de 1 milhão em moeda corrente, ter alcançado 90% pode ser menos relevante do que outro país com a mesma evolução (90%) mas com meta de 10 milhões. Por isso, conhecer a distribuição percentual dos alvos (targets) de cada país pode fornecer ao tomador de decisões uma valiosa informação. Utilizando do gráfico criado na seção anterior, adicione uma terceira expressão contendo a seguinte fórmula:

 =sum(Target) / sum(TOTAL Target)

A expressão divide o valor do alvo para cada país =sum(Target) pelo alvo total de todos os países somados sum(TOTAL Target). A palavra reservada TOTAL instrui o QlikView a somar a coluna indicada sem levar em consideração os valores das dimensões. O resultado é a distribuição percentual de cada país sobre a meta total da companhia.

Para uma melhor apresentação visual, a expressão recém inserida deve ser promovida para se tornar a primeira na lista de expressões. Isso alterará a sequência com que as colunas são apresentadas. Ou seja, a distribuição será apresentada primeiro, seguida do gráfico e finalizada pelo cálculo alcançado por cada país. O ajuste das larguras das colunas e da formatação do número em percentual permitirá a elaboração do simulado de gráfico apresentado a seguir.

Bullet Chart 2.PNG



Voltar | Índice de Artigos | Página Principal